As redes sociais permitem romper as fronteiras da distância. Elas conseguem criar uma conexão entre pessoas e empresas para o compartilhamento de interesses e produtos, de qualquer lugar do mundo!

O Brasil mesmo, é o segundo país que possui usuários que passam mais tempo nas redes sociais em comparação com o restante do mundo, perdendo apenas para o México, segundo dados divulgados pela Comscore. Por isso, estar presente nas redes sociais tornou-se completamente necessário para os brasileiros que possuem qualquer tipo de negócio físico ou online, por permitir uma boa interação com os consumidores!

É importante que minha empresa esteja nas redes sociais?

A resposta é... SIM! Quando a sua empresa está presente nas redes sociais, propicia uma comunicação mais direta entre consumidores e a empresa. Para isso funcionar, é preciso falar a linguagem do seu público e ser ágil para responder as demandas dos leads para converter em clientes. Lembre-se: o consumidor gosta de um serviço rápido, pois pelo contrário, as chances de desistir da compra são enormes!

Quanto mais contas você tiver em redes sociais diferentes, mais chances você tem de expandir o seu negócio!

Entenda o comportamento dos seus clientes!

Estar nas redes sociais também possibilita entender melhor o comportamento dos clientes. Com isso, é possível realizar um estudo aprofundado, buscando entender a percepção que eles têm sobre determinada marca, suas influências e estímulos no processo de decisão da compra. O objetivo é entender o que leva o consumidor a escolher aquele produto. Assim, você pode trabalhar com ações certeiras e oferecer soluções para melhorar o seu negócio!

Aumente o engajamento da sua empresa!

Com as redes sociais, o engajamento da marca também aumenta. Quando as pessoas entendem que podem ter um relacionamento diferenciado com a empresa, começam a interagir mais, opinando, elogiando ou até mesmo criticando as ações da empresa. Isso é ótimo para perceber o que está ou não agradando as pessoas!

Riscos e erros das empresas nas redes sociais

Dentre os erros mais comuns, o principal é a falta de constância, isto é, falta de regularidade na produção, publicação e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. É preciso considerar a atuação nas redes como uma rotina de exercícios físicos: deve haver constância e regularidade para alcançar resultados.

Para isso, é preciso que a marca trabalhe com um planejamento estratégico de conteúdo. E é aí que as empresas cometem outro erro, pois muitas delas não realizam esse planejamento e não trabalham estrategicamente a produção de conteúdo. Dessa forma, a constância e a coerência da marca também podem ser afetadas.

Outro erro bastante comum é a falta de adequação da linguagem ao público, o qual também se coloca como alvo de erros, pois muitas empresas não delimitam e não pesquisam bem sobre os seus potenciais clientes, muito menos estreitam interações assertivas com eles.

E como atuar bem nas redes sociais? Confira algumas dicas:

1. Atue com a velocidade que pedem as redes

Se essa atuação e atendimento ao cliente não forem rápidas, o consumidor irá buscar a solução de suas demandas na concorrência.

2. Trace estratégias

Seja no planejamento de conteúdo, na organização de processos ou operações, as estratégias são fundamentais!

3. Leve em consideração os contextos

A empresa deve prezar pelos contextos importantes do cliente e se fazer presente neles. Isto é, mapeie em quais momentos e com quais objetivos o seu cliente está presente nas plataformas sociais. Ex: uma marca de tênis de corrida pode se posicionar nas redes em horários e momentos que atletas e amadores costumam praticar o esporte, como pela manhã às seis horas ou às oito.

4. Conheça o seu público

Essa dica está diretamente relacionada com a anterior. É preciso conhecer o comportamento dos consumidores do seu produto ou serviço, identificar seus medos e necessidades para que seu posicionamento seja assertivo. Para isso, pode-se definir perfis de públicos variados e criar comunicações específicas para cada um desses públicos.

5. Aplique o processo AIDA

AIDA é a sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Trata-se do ciclo básico para a produção de conteúdos nas redes sociais, o qual está relacionando com o funil de vendas. Essa metodologia permite a criação de conteúdos voltados para prender a atenção, despertar o interesse, gerar desejo pelo produto ou serviço no consumidor e, enfim, direcioná-lo à ação de compra.

6. Não trabalhe só com conteúdos institucionai

É importante gerar valor ao produzir um conteúdo, fazer com que ele agregue esse valor ao estilo de vida do seu cliente. Para isso, normalmente, pode-se considerar apenas 20% da produção de conteúdo para fins institucionais. O restante precisa ser trabalhado de forma a impactar o estilo de vida do público-alvo.

Questione e pesquise: Quais são os interesses do seu cliente? São viagens, automobilismo, moda, decoração, filhos? Faça esse mapeamento, escolha cinco, seis interesses, e aborde esses assuntos de forma estratégica no seu conteúdo, de forma que haja uma relação do seu produto ou serviço com os temas levantados.

7. Esteja onde o seu público está

A melhor rede social é aquela que seu cliente está. Por isso, é difícil eleger a melhor plataforma para as empresas. Isso dependerá de cada negócio, produto e serviço. Às vezes o seu público está em um fórum online, no Pinterest, no Instagram ou é mais forte no Facebook.

8. Preze pela organização

Tenha organização, seja em termos de processos internos, de recursos financeiros, humanos, de produção de conteúdo ou atendimento ao cliente.

9. Foque no engajamento qualificado

A relevância de uma empresa nas redes sociais está mais ligada ao engajamento do seu perfil com o público do que com o volume de seguidores. No entanto, muitas empresas erram ao considerar a relevância a partir do número de integrantes da página ou perfil, o que leva à compra de muitos “cliques”.

O sucesso da sua marca na internet pode ser medido por meio do engajamento que a empresa mantém com seu cliente, pois é esse engajamento qualificado que elevará as taxas de vendas.

Se você deseja crescer nas redes sociais, aplique esses pontos e invista em conteúdos e processos de qualidade, ou se preferir conte com a ajuda de nossos especialistas em midias sociais e marketing da Intelly Soluções!